Pages

12 setembro 2010


Milão: sexo, pés e plástico na temporada de moda italiana

Unhas postiças transparentes, acessórios antiestupro e filmes eróticos nos desfiles foram alguns dos momentos incomuns da Semana de Moda de Milão. Embora as grandes grifes já tenham todas subido na passarela, o evento só acaba nesta quarta feira e é seguido da temporada de Paris, a última da estação.

Milão, na verdade, já começou a sacudir antes do início do calendário, como a briga entre Roberto Cavalli e Dolce & Gabanna.

Mas quando começou, a temporada foi menos polêmica que a de Londres. Na britânica, os desfiles tiveram casting só de negras, de mulheres mais cheinhas e de modelos acima dos 70.

Mesmo assim, a semana italiana teve alguns momentos inusitados. Confira alguns deles.
O apito antiestupro: apresentado no desfile da Missoni foi, sem dúvida, uma acessório que é um sinal de tempos de violência. Era um protesto, já que uma mulher havia escapado de um estupro dias antes na cidade. Vinha como penduricalho de um colar.


Unhas postiças transparentes: nos pés das modelos no desfile da Prada. O acessório, futurista e transparente, foi usado junto com a bolsa (igualmente transparente) e sandálias altas cheias de aplicações de cristais.


Miss Universo: a Versace resolveu fazer uma alusão aos concursos de beleza. As modelos foram posicionadas lado a lado na passarela-palco. Como se fossem misses.


Polainas: os pés, nesta temporada, chamam tanta atenção quanto o resto da roupa. A mesma Versace investiu em uma polaina gráfica preto e branco. Será que vai pegar?


Filme erótico: no desfile de Jil Sander, um telão exibia cenas para lá de calientes do filme Zabriskie Point, de Antonioni. Assim fica difícil prestar anteção nas roupas!


Plástico: o mundo decretou a guerra ao plástico. Mas não na moda. A DSquared apresentou um desfile com casacos futuristas transparentes.