Pages

28 setembro 2010


Batons de cores fortes são tendência




Na Vogue Italia: preto pode ser iluminado e deve combinar com o estilo/ Reprodução
Acabou o império do gloss. Novas cores de batom prometem causar impacto . A gama é extensa: do azul ao preto, do vermelho ao laranja, passando pelo roxo e verde.

No desfile na Neon, por exemplo, a beleza incluía tons novos. Na última capa da Vogue Italia Especial Beleza, preto e berinjela também estavam na cartela. “A geração gloss passou”, diz o maquiador Marcio Mello, maquiador do salão Éclat. “Como a moda sempre é cícilica, os batons marcantes estão de volta”, diz ele. Mas nada impede que o gloss seja usado para finalizar com um efeito molhado.

E na hora de transferir a estética para o dia a dia? O maquiador dá as dicas
.

O excesso
Embora regras rígidas não existam, nunca chame atenção para a boca, os olhos e o resto do rosto ao mesmo tempo. Ou seja, o batom chamativo pode até ser usado com um pouco de maquiagem no olhos. Mas neste caso, esqueça o blush. “Se a boca é mais extravagante, é ela que vai aparecer”, diz ele. No caso das sombras coloridas, como pêssego e rosa, ele sugere um tom mais nude nos lábios.

A escolha das cores
“A cor do batom tem que combinar com a suapersonalidade. Algumas pessoas, por exemplo, não ficam bem de vermelho. Em outras, o batom preto pode parecer forçado”, diz.

 Pele e look
O tom da pele também influi
. “É preciso criar contraste.” Aposte nas tonalidades diferentes. “Se a pele é branquinha, escolha um rosa pink. Se é morena, o rosa chá funciona”, exemplifica. Já em relação às roupas, não existe uma regra ou necessidade de ficar “combinandinho”. “Devemos prestar atenção na harmonia do rosto.”


Laranja: cor fica bem em quase todo mundo/ Reprodução
Laranja
“Um cor que fica boa em quase todos os tipos de pele”, diz ele. “Pode ser mais para o dourado ou para o alaranjado. É m visual bem sexy, iluminado, com cara de verão” diz.

Lilás
Assim como no caso do rosa e do laranja, ele acha que um traço preto de delineador nos olhos é suficiente.

Preto e tons fechados
Para o maquiador, é um estilo mais rocker. “O preto também pode ser usado junto com outras cores fechadas, para não ficar inteiramente preto”, ensina. A Chanel, por exemplo, lançou um batom berinjela com preto, uma cor de cada lado, efeito que você pode conseguir com batons de diversas marcas. “Você passa berinjela, depois faz um biquinho onde coloca um pouco de preto. Em seguida, pressiona os dois lados”, ensina. Assim, os tons vão se misturar sutilmente.

Iluminando o look

Outra opção de não “fechar” tanto o rosto, no caso dos batons escuros, é usar um batom metálico ou cintilante por cima. “Ajuda a iluminar”, explica.

Azul e verde
Depende do tom. “Não sei se vai se transformar em tendência no Brasil”, desconfia. Mas ele sugere uma boa combinação para dar mais bossa ao azul. “Use o azul e, no centro, um pouco de preto”, sugere

Grafite

Uma cor ainda pouco conhecida. Ele cita um batom da Bourjois, grafite com detalhes micropartículas de brilho. “Cria aquele efeito de iluminar, lindo”.