Pages

14 setembro 2010


Make apagado será o queridinho do verão "Duda Molinos" Parte I

 Já se ouve falar por aí qual será a moda na estação mais quente do ano. Tendências de roupas e esmaltes já começaram a ser adotadas, o que também acontece quando o assunto é maquiagem.
Durante o primeiro Congresso de Maquiagem que aconteceu na Beauty fair, Feira Internacional de Beleza e Cosméticos realizada em São Paulo, o maquiador e cabeleireiro Duda Molinos, queridinho dos principais estilistas e das celebridades, deu algumas dicas do que as mulheres podem esperar para o verão. Segundo ele, a tendência de cores para o verão surpreenderá a muitos, além de revelar o quanto o visual feminino pode ser inovador e, mesmo assim, ter características delicadas.
"A grande novidade é a explosão de cores de forma simples. É o novo minimalismo, com foco nas cores e não na forma como a make é aplicada", diz. Além disso, o matte (maquiagem sem brilho), que já é usado nos batons, também será adotado nas sombras e no blush.
Mas, calma! As cores mais usuais, como o nude, cinza, preto e marrom, que foram bastante exploradas nas últimas décadas, continuam. "É o pretinho básico da make", brinca o maquiador.
Looks com essências dos anos 60, 70 e 90 também vão estar em alta, diz o maquiador, para quem a profusão de cores amplia as diferentes possibilidades de um visual moderno e atual. "É possível misturar três tendências em uma mesma maquiagem. Por isso, o grande lance do século 21 é pegar as tendências clássicas para conseguir um look totalmente novo, que não seja datado e de reconstituição de época", explica.
Segundo Duda, uma tendência demora a ser aceita pela sociedade. Só as brasileiras levam de cinco a seis estações para adotarem algo novo. "As novidades passam pelas roupas, esmaltes e aí chegam na maquiagem. A moda das sombras e dos batons não muda de um dia para o outro como acontece com as roupas, por exemplo."

A maquiagem
Em sua palestra na Beauty Fair, realizada nesta segunda-feira (30), Duda maquiou uma modelo para exemplificar as tendências para o verão. Na pele, usou pouca base e pouco pó, dando a sensação de pele transparente. "Muito uso de base deixa a pessoa com aparência velha. Fica tão carregado que acaba fazendo até um craquelê", diz.
Nos olhos, acredite ou não, ele usou seis cores. Sombra amarela - que a princípio provoca uma certa estranheza, mas pode ser usada como o bege na base da maquiagem -, rosa pálido, berinjela, laranja, vermelho e pink. Segundo Duda, a dica é abusar das cores quentes e usar a mais forte, no caso a berinjela, na parte convexa do olho. "Esfume essa sombra em direção à parte côncava e misture com outros dois tons. A moda é não usar o traço riscado. A maquiagem é integrada e você não sabe onde começa e onde termina cada cor."

Veja outras dicas do maquiador:

- Para deixar os olhos maiores, mas sem um aspecto pesado, o tom mais claro deve ir na parte interna do olho, enquanto o mais forte, na área externa.
- Para definir o olhar, o delineador e o lápis, por fora e por dentro do olho, passam a ser muito bem vindos e dão uma certa segurança na mistura das cores. "Acaba servindo como um arremate dessa mistura esquizofrênica", explica.
- O blush, nesse caso, deve ser o mais leve possível. "Deve-se passar um rosinha só para dar um ar mais saudável", explica o maquiador.
- Já o batom pode casar com a sombra e ter uma cor mais vibrante e aberta.
- Finalizando, Duda usou um iluminador bem sutil no canto externo dos olhos.
Colorido além da sombra
Outra tendência do verão, a máscara para cílios colorida é defendida por Duda, mas ele alerta para o seu uso correto. "Se você usar um colorido nos cílios, cuidado para não abusar na cor da sombra nem do batom. Você pode ficar parecendo um drag queen", brinca.
Já os batons azuis, roxos e pretos não devem ser usados no dia a dia. "A mulher precisa segurar o tranco de carregar um batom desses e ter postura", diz Duda. Para ele, essa moda éfast fashion, ou seja, dura de dois a quatro meses. "Acho lindo, mas não dá para usar. É um pouquinho demais para a gente"